A árvore de talentos de Sobrevivência é muito interessante; Nos primórdios do WoW essa era uma árvore um tanto quanto estranha pois foi construída com vários talentos para o combate corpo-a-corpo, dentre outras esquisitices. Esse artigo irá mostrar algumas opções para builds de Caçadores de spec Sobrevivência, além de adicionar um pouco de informações sobre alguns talentos chaves da spec.
(Atualizado para a versão 4.3.0)
Sobrevivência/Survival (SV)
| ||
Build básica: Wowhead (3/3/31). Sobram 4 pontos que podem ser inseridos em qualquer árvore. Alguns talentos serão discutidos abaixo:
Domínio das Feras
- Comunhão com a natureza - Recomendado. Aspecto do falcão ficou mais forte desde o 4.0.6, tornando esse talento muito atraente para a maioria das lutas e mesmo para pvp pois aumenta a recuperação de focus quando se usa o Aspecto da raposa.
- Disciplina das feras - Opcional. Na maioria das lutas o pet não ficará no limiar de focus então aumentando a regeneração de focus permitiria que o pet causasse mais dano.
- Comando para matar aprimorado - Não recomendado. Uma perícia que não é usada na rotação de SV e só é usada em casos bem específicos como quando não há los para o alvo (em PvP principalmente). Mesmo assim há talentos mais interesantes.
- Frenesi - Opcional. Aumenta o DPS do pet; Não é um talento ruim mas é necessário gastar mais pontos na árvore de BM para se alcançar esse talento.
- Vínculo Espiritual - Opcional/Não recomendado. Esse talento não é ruim mas infelizmente não aumenta em nada o DPS gerado; Esse talento obviamente diminui o estresse no healer mas em lutas em que se conhece as mecânicas o dano tomado não será muitas vezes fatal, tornado esse talento secundário.
- Desbravamento - Opcional. Não seria um talento ruim se não existisse o bônus de guilda Montar que faz o mesmo que o talento; A única vantagem deste talento é em BGs pois o talento Montar não funciona lá.
- Curar ajudante aprimorado- Opcional. Um talento principalmente para JxJ mas pode ter seus usos para JxA em lutas com muitos debuffs/venenos/DoTs.
Pontaria
- Mirar na jugular - Opcional. Se você quer pegar Sic' Em, escolha este talento em vez de Rapid Killing pois este último é melhor para hunters MM.
- Pega! - Opcional. Bom talento para se aumentar o DPS.
- Mira Cuidadosa: Não recomendado. Após o nerf de Mira Cuidadosa de 80% para 90% da vida do mob, é um talento que só é recomendado para hunters MM.
- Tiro Firme Aprimorado: Não recomendado. Caçadores BM e SV preferem usar Disparo da Naja em vez de Tiro Firme.
Sobrevivência
- Locomoção - Recomendado. Talento que aumenta a aceleração em 1/2/3%. Os pontos restantes serão bem gastos nesse talento.
- À Prova de tudo - Opcional. Talento que aumenta o vigor em 5/10/15%. Usado para JxJ principalmente, não aumenta o DPS e por isso em JxA é um talento secundário.
- Picada de Serpente aprimorada - Obrigatório. Grande parte do DPS AoE de um hunter SV é derivado do uso de Serpent Sting + Multishot.
- Contra-ataque - Não recomendado. Se esse ataque não fosse limitado para apenas quando você aparar um ataque ainda assim seria um talento ruim pois nessa distância você não está atirando por causa do alcance mínimo de sua arma. Talento útil só em JxJ em conjunto com Coibição - Com certeza isso irá surpreender o oponente!
- Largar o dedo - Obrigatório. Os procs gerados irão aumentar em muito o DPS; Normalmente se dá preferência a gastá-lo com Explosive Shot (ES) mas deve-se lembrar que ES é um DoT então não se deve emendar eles um após o outro; Uma sequência recomendada pra se fazer quando houver um proc é ES > Cobra Shot -> ES -> Cobra Shot -> ES (Este último já não sendo focus free).
- Lâminas espelhadas - Opcional. Interessante em JxJ pois faz Coibição refletir quaisquer ataques além de magias do tipo medo ou Hex. em JxA também reflete magias e ataques de volta ao inimigo mas sua utilização é esparsa devido ao CD da perícia e pelo fato de não se poder atacar enquanto se usa Coibição. O estranho é esse talento estar disponível no nível 41 mas Deterrence só estar disponível a partir do 78!
- Espalhar de Serpente- 1/2 Obrigatório, 2/2 Opcional/não recomendado. Um ponto é obrigatório para que a Picada de serpente atinja todos os alvos de Tiro Múltiplo. Entretanto, o Segundo ponto não é necessário pois mesmo que o veneno saia do alvo, o seu alvo primário estará sempre sobre o efeito de Picada de serpente pois na rotação de AoE usa-se o Disparo da Naja, fazendo com que um alvo sempre tenha esse debuff. O dano por tick é o mesmo se você tiver 1/2 ou 2/2, fazendo com que ter 2 pontos aqui é uma coisa supérflua.
- Cilada- Opcional. Adiciona flexibilidade ao hunter no JxA com o talento Beco sem saída e é uma habilidade interessante para JxJ. Seu uso irá depender da criatividade e flexibilidade do caçador.
- Beco sem saída - Opcional. Não faz nenhuma diferença contra bosses, mas em adds que devem ser kitados é uma boa escolha, como contra Mag'maw ou Beth' tilac. Se o seu papel é cuidar de adds na luta e você não quer ser MM, esta é uma boa alternativa.
Considerações finais
- Apesar de já não ter o brilho em situações de AoE como no começo do Cataclisma, Caçadores SV fazem um excepcional trabalho e com uma rotação para AoE bem simples mas eficaz. Com os buffs de 4.3.0 (e os futuros buffs no próximo patch), essa árvore está extremamente atraente para raids, superando MM em diversos momentos.
- Essa é a árvore que eu uso: Wowhead
Glossário
- Adds: Monstros que são invocados/chamados por um outro, geralmente um chefe.
- AoE: Area of effect, é um termo usado para habilidades que afetam alvos numa área, como Nevasca (de Mago) ou Tiro Múltiplo.
- BM: Beast Mastery. Pode-se referir à um hunter que use essa spec ou à árvore de talentos de Domínio das feras.
- DPS: Damage per Second. Mede, de maneira geral, a sua performance. Se no nível 85 você tem um DPS abaixo do tank isso é preocupante. Skada ou Recount são addons que podem medir isso.
- DoTs: Damage over Time, são habilidades que causam dano por um período de tempo, como Disparo de Serpente por exemplo.
- Global Cooldown - tempo mínimo entre o uso de habilidades. Normalmente de 1.5 segs, certas habilidades diminuem esse tempo para até o máximo de 1 segundo.
- Kitar: O ato de atrair a atenção de adds e guiá-los pela sala sem mudar de foco para outro alvo que normalmente é o Healer.
- MM: Marksmanship. Pode-se referir à um hunter que use essa spec ou à árvore de talentos de Pontaria
- Spec: a especialização que o hunter possui. Essas podem ser Sobrevivência, Pontaria ou Domínio das feras.
- SV: Survival. Pode-se referir à um hunter que use essa spec ou à árvore de talentos de Sobrevivência.
- Tick: O intervalo de tempo entre dois danos aplicados por um DoT. Um Disparo de serpente que cause 300 de dano ao longo de 15 segundos com ticks a cada 3 segundos irá causar 60 de dano por tick (ou 60 de dano a cada 3 segundos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário