sábado, 28 de janeiro de 2012

Talentos de Caçadores "Pontaria"


Uma das builds mais populares para Raids, Pontaria é uma árvore sólida que, atualmente, é forte quando se obtém um bom iLvl. A existência de um perícia de interrupção (Disparo Silenciador) e Prontidão, uma outra perícia que reseta todos os cooldowns complementa o arsenal do Caçador de uma forma muito valiosa. Serão discutidas opções de builds além de uma breve discussão sobre alguns talentos chaves.

No patch 4.3 as outras árvores receberam buffs para se aproximarem da árvore de Pontaria, mas continua sendo uma boa escolha.

(Atualizado para a versão 4.3.0)



Pontaria/Marksman (MM)






Build básica: Wowhead. (7/31/3). Sobram 10 pontos que podem ser inseridos em qualquer árvore. Recomenda-se adicionar a maioria deles nas outras duas árvores de talento; A escolha varia de acordo com a necessidade. As mais relevantes serão discutidas a seguir:

Domínio das Feras

  • Comunhão com a Natureza - Recomendado. Esse talento ficou mais forte desde o 4.0.6, tornando esse talento muito atraente para a maioria das lutas.
  • Disciplina das Feras - Recomendado. O mais importante desse talento é possibilitar que se pegue os talentos de tier 2 de BM; Por isso normalmente se pega apenas 2 níveis desse talento. Havia um bug na regeneração de focus de pets que diminuia o gasto das skills dos pets; Como esse bug foi corrigido, tornou-se mais útil esse talento.
  • Comando para matar aprimorado - Não recomendado. Apesar de Comando para matar ser uma perícia forte, MM gasta seu focus primariamente em outras habilidades.
  • Frenesi - Recomendado. Bom talento para aumentar o DPS. Esse talento é essencial para BM mas para MM também se é recomendado para que se maximize o DPS dado.
  • Curar ajudante aprimorado - OpcionalEsse talento não é de todo ruim mas infelizmente não aumenta em nada o DPS gerado; Esse talento obviamente diminui o estresse no healer mas em lutas em que se conhece as mecânicas o dano tomado não será muitas vezes fatal, tornado esse talento secundário.

Sobrevivência

  • Locomoção - Opcional/Recomendado. Talento que aumenta a aceleração em 1/2/3%. O número de pontos a adicionar depende da sua quantidade de aceleração que você tem. No momento as nuâncias de aceleração não serão discutidas, então coloque quantos pontos puder aqui.
  • À Prova de tudo - Não recomendado. Talento que aumenta o vigor em 5/10/15%. Usado para JxJ principalmente, não aumenta o DPS e por isso em JxA é um talento secundário.
  • Picada de Serpente Aprimorada - Não recomendado. O principal benefício desse talento é o dano inicial da aplicação de 15/30%; Como normalmente o tiro de serpente é renovado pelo tiro quimérico, o principal benefício desse talento seria o 5/10% de aumento de crítico no dano periódico; esse aumento de dano é menor que o benefício de talentos como Frenesi.

Precisão

  • Barragem de concussão - Opcional. Talento recomendado para PvP devido ao slow embutido nas suas perícias mais importantes tanto ao PvE quando há necessidade de "kitar" adds de uma luta Ex.: Magmaw, Beth'tilac.
  • Extermínio - Opcional/Não recomendado. Steady Shot /Cobra Shot dão +6 focus em alvos abaixo de 25% de vida. O que esse talento faz é gerar mais focus quando o inimigo estiver nessa fase. A grande questão é se na fase em que esse talento estiver ativo a necessidade de focus é positiva ou não! Em raids é comum haver efeitos de aumento de haste como Bloodlust/Time Warp, além de normalmente o cooldown de Rapid Fire estar novamente  disponível no fim da luta. Importante lembrar é que nessa fase a habilidade Kill Shot também entra na rotação; Como esta é uma habilidade que não possui custo, a necessidade de gerar focus se torna menor ainda, tornando o uso deste talento mais limitado.
  • Resistir é inútil -Opcional. Pode-se substituir Marcado para morrer por esse talento. Deve-se usar esse comando para matar "grátis" em um momento em que se usaria um Tiro Arcano na rotação, mas deve-se lembrar de alguns pontos caso for usá-lo:
    • O seu pet deve atacar o alvo que está com a sua Marca do Caçador;
    • Deve-se ter 40 de focus para usar a perícia (que será retornado assim que o pet atacar o alvo)
    • Comando para matar pode não atingir o alvo, o que nesse caso indicaria 40 de focus perdido. Para que o pet não erre deve-se ter pelo menos 8% de hit.
    • Esse talento não é útil em lutas de pouca/nenhuma movimentação.
  • Marcado para morrer - Opcional - Em lutas em que há muitos alvos a serem atacados , esse talento economiza um global cooldown.

Considerações finais


Para os preguiçosos, aqui vai uma build básica que funcionará razoavelmente bem; Se você deseja otimizá-la, é necessário mais informações sobre sua gear principalmente para se saber o valor de aceleração que você necessita; mas de maneira geral irá funcionar de maneira adequada.
Após ver esses detalhes, iremos discutir sobre as rotações em um futuro próximo. Até breve!

Glossário

  • Adds: Monstros que são invocados/chamados por um outro, geralmente um chefe.
  • Global Cooldown - tempo mínimo entre o uso de habilidades. Normalmente de 1.5 segs, certas habilidades diminuem esse tempo para até o máximo de 1 segundo.
  • Kitar: O ato de atrair a atenção de adds e guiá-los pela sala sem mudar de foco para outro alvo que normalmente é o Healer.

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